A ABGE foi criada em 1968, e faz 53 anos em 2021. É uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, congregando profissionais, pesquisadores e estudantes de Geologia de Engenharia e Ambiental. Possui cerca de 500 associados e se constitui no grupamento brasileiro da International Association for Engineering Geology and the Environment - IAEG, que compõe a International Union of Geological Sciences - IUGS, entidades internacionais que desempenham a mesma função a nível mundial.

A área de atuação da ABGE abrange os mais diferentes setores da vida econômica nacional, tais como: hidrelétricas, rodovias, ferrovias e metrôs, obras subterrâneas, mineração planejamento e ocupação de áreas urbanas, problemas ambientais, relacionados aos acidentes geológicos; erosão, escorregamentos, inundações, áreas de risco, e gestão ambiental de empreendimentos e do território; estudos de impacto ambiental, recuperação de áreas degradadas, áreas de preservação e proteção ambiental, consórcios municipais de bacias hidrográficas. A entidade é autora do livro-texto GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, entre outros que, além de cumprir sua finalidade didática, constitui-se no mais detalhado retrato do desenvolvimento da Geologia de Engenharia e Ambiental no Brasil.

Programamos durante a Gestão 2020/2021, diversas atividades técnicas/científicas sendo elas preparativas para o 17º CBGE que deverá ter discussões técnicas sobre os temas atuais da Geologia de Engenharia e Ambiental.

Datas Importantes

23/03/2020 - Início da submissão

22/02/2022 - Data limite para envio dos trabalhos

07/05/2022 - Envio do aceite | recusa ou alterações dos trabalhos

20/05/2022 - Limite para envio do trabalho final

15/06/2022 - Um dos autores deverá estar com a inscrição paga

15/06/2022 - Limite para envio das apresentações orais – Espaço Ágora

REALIZAÇÃO
Office Eventos
ORGANIZAÇÃO
Office Eventos
PATROCÍNIO
GEOSOL

Patrocinador Prata

WALM

Patrocinador Bronze

EXPOSITORES
Office Eventos
Office Eventos
Office Eventos
Office Eventos
APOIO
ABMS
Crea-Minas
CBT
SBG
AESAS
AESAS
sbgf
cbdb